O que é um Estado liberal.

O exemplo econômico da América Latina, cantado e decantado pelos magistrais economistas, principalmente os que se arvoram com competência de jornalistas, sofrem com a recessão da Nação símbolo do livre mercado.O Chile, como reportou o programa Bom Dia Brasil da Rede Globo de 22.I.2009, quinta-feira, angariou sua economia em tratados bilaterais de livre comércio. O relacionamento dos mercados regidos pelo capitalismo, tem como indelével característica, o apelo ao consumo desenfreado. O Chile vivencia e está prestes à vivenciar, seu pior momento na economia. A ausência do Estado em alicerces de base econômica, reforça à idéia que a privatização dos pilares estatais, diminuindo o público e amplindo o privado, reduziu o acesso da população aos direitos e garantias jurídicas exaltados em sua Carta.

A queda das exportações chilenas é o resultado da crise que apavora os Estados Liberais em sua corrente sanguínea. Hoje, 23.I.2009, O Reino Unido declarou período de recessão. Como uma peça teatral possuidora de atos, este ano tem a equivalência de uma peça; e os meses, dos atos. Neste primeiro ato, pós-abertura dos Estados Unidos em apresentar o conteúdo do espetáculo, teve seu ápice hoje com esta declaração, amanhã (próximo mês/ato) será outra Nação capitalista a declarar recessão. O efeito dominó, como costumamos a ouvir. Sendo a crise comparada a um espetáculo, espero que a sublime purificação catártica venha no período certo.

Obs.: O Deputado Felipe Maia (DEM/PFL-RN) discursou em Brasília, antes das férias parlamentar, exigindo (bem diferente de sugerir) do executivo medidas que aliviassem o impacto do redemoinho no Brasil. Como sempre, o corte de gastos encabeçava a lista. Prescrevo ao Deputado uma visita ao Chile de Salvador Allende e Pablo Neruda. Injetar na economia Chilena, alguns quinhões cicatrizadores de feridas econômicas.

Ao contrário do parlamentar. O economista e respeitado professor Luiz Gonzaga Belluzzo, defende os investimentos estatais, dentre outros, em infra-estrutura, a ampliação do crédito e a abertura de vagas no serviço publico.

Obs.: Este texto foi publicado por mim em 23.I.2009 no blog Pedra Angular. Resolvi republicar, porque relendo indaguei-me, “será que mudou alguma coisa no discurso do PFL/DEM? ” Sinceramente mudou, estão piorando em suas leituras analíticas. 

Anúncios
Explore posts in the same categories: Jornalismo, Política, Sem categoria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: