Aos donos da língua

Leiam o texto do Profº Chico Guedes e difereciem o que é língua.

Este texto foi importado do Substantivo Plural (www.substantivoplural.com.br)

De língua e de confusão

Achei o comentário de Daniel muito pertinente e bem informado. E vejo também, saindo um pouco do foco na internet e até da letralidade, como tratadas por Daniel, que muita gente boa ainda confunde norma culta, língua padrão e as variantes da língua viva, aquelas que as pessoas usam no mundo no dia-a-dia pra se entender ou desentender umas com as outras, seja falando ou escrevendo, com as idéias socialmente determinadas (e linguisticamente furadas) de “certo” e “errado”.

Essa confusão, nem sempre consciente, mas sempre marcada por questões de classe e poder é o que está por trás, por exemplo, das críticas repetidas e da rejeição automática de muita gente ao falar supostamente “errado” do Presidente Lula. Como todos os presidentes anteriores provinham das classes que usam formas mais aproximadas do que essas mesmas classes determinaram como língua padrão culta, os delicados ouvidos dos seus membros não estavam preparados para a chegada ao posto máximo do estado brasileiro de um cidadão de uma classe que fala outra variante, aliás, perfeitamente “certa” no sentido puramente lingüístico do termo, porque inteiramente funcional e inteligível aos que partilham a mesma variante, ou variantes parecidas, (não) por acaso a grande maioria dos brasileiros.

De resto, é bom lembrar que, embora bem mais lentamente, os padrões considerados cultos sempre terminam mudando, acompanhando a evolução natural e incessante da língua, essa coisa viva e sempre fascinante.

E nessas mudanças, voltando ao ponto do texto de Daniel, a internet e outras mídias que ainda venham a surgir certamente terão seu papel relevante. Quem pode dizer o que será aceito como língua padrão culta do português brasileiro daqui a 50 anos?

Anúncios
Explore posts in the same categories: Cultura, Jornalismo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: