Desenvolver e subdesenvolver

CHILE

Entre os países latinos-americanos e caribenhos, o Chile lidera a corrida em direção aos Objetivos de Desenvolvimento para o Milênio da ONU. Um dado importante, é a acentuda queda percentual do índice de pobreza neste continente, antes registrada em 48,3% (1990), despencou quase 15 pontos percentuais, terminando em 34,1% (2007). Leiam o que disse a secretária-executiva da Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL), Alicia Bárcena.

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/chile-em-primeiro-lugar-rumo-aos-objetivos-do-milenio/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

MST

O que torna o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) legítimo, são dados como estes divulgados pelo IBGE. O desproporcional nível de concentração estarrece até mesmo os mais radicais setores da direita. Leiam:

http://mercadoetico.terra.com.br/arquivo/desigualdade-na-distribuicao-de-terras-e-a-mesma-de-20-anos-atras/?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=mercado-etico-hoje

Anúncios
Explore posts in the same categories: Direito, Economia, Política, Sociologia

2 Comentários em “Desenvolver e subdesenvolver”

  1. George Farias Says:

    Concordo com voce, canalha, quando diz que essa situação é estarrecedora e injusta. Porém não concordo quando me dizes que isso seja motivo de legitimação de um grupo que recebe financiamento do governo federal e até tem treinamento de guerrilha para invadir terras violentamente. Não me venhas dizer que o MST é um movimento pacífico e que truculento são apenas os donos das terras.

    Por que o Governo Federal não assume a sua parte e promove uma reforma agrária, para que tenhamos um distribuição de terras justa, sem a necessidade de grupos como o MST ???
    Será que é porque tem vínculos com os grandes latifundiários, como a família Sarney, por exemplo ???

    • Ítalo de Melo Ramalho Says:

      O MST é um movimento demonizado por gente como: José Bezerra Júnior (Ximbica), Kátia Abreu, José Agripino, enfim, toda a bancada do DEM, PSDB, e alguns magnânimos representantes de outras siglas como PTB, PP e até mesmo o PV (você tá sabendo do surgimento de uma nova bandeira defendida por este partido que é a do neo-ecologismo? Um braço dos que optaram pelo neoliberalismo). Aqui no Estado, o PMN também é um representante légitimo dessa gente que continua pensando da maneira como pensavam e pensam os representantes da TFP (Tradição, Família e Propriedade). Àqueles que acreditam e acreditavam serem abençoados por Deus, por ter-lhes determinados, através de uma mística benção a condição de proprietários para todo o sempre. O que é um absurdo!

      Quanto a violência citada pelo o senhor, é mínima por parte do movimento. Os meios violentos impigidos pelos latifundiários são superiores, provocando nos assentados uma espécie de revolta, um espírito que soergue contra a descomunal soberba dos proprietários. O que nós sabemos é o que é vinculado no meio empresarial do setor da comunicação.

      Não só a reforma agrária como outras reformas foram mandadas ao congresso e isso depende de votação para serem aprovadas. Como disse Jânio Quadros, “forças ocultas” ainda habitam os corredores daquelas casas legislativas. Quando João Goulart (Jango) quis fazer as reformas, foi destituído do cargo com pecha de comunista, e hoje que não era bem isso como dizia O Globo em seu editorial. Busque pelo o google 1.IV.1964.

      O governo faz a parte dele mantendo o diálogo com os representantes destes movimentos e isso é importantíssimo.

      Quanto a existência do MST. Você já pensou senão existisse? Seria ideal, porém, hoje é crucial a sua existência.

      Desconheço às técnicas de guerrilha implantadas no seio do movimento. São confiáveis as suas fontes?

      Não foi Lula que se adequo-se a Sarney, ao PMDB, mas o contrário. O nosso presidente, no dizer de Cristovão Buarque, é um animal político de qualidade rara, sabe docemente conduzir processos que levarão a um desenlace satisfatório para o governo, sem afetar o orgulho de caciques e partidos como os acima citados.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: