Crônica

SAUDADE e ESPERANÇA

 

Na minha casa tem um ipê. Árvore frondosa, cheia de vida, de sangue e de seiva. É um ipê atípico: vive florido no mais inóspito dos chãos e, mesmo assim, perpassa o mundo continental como a agulha que fura a derme do algodão mansamente; seus galhos se estendem, abraçando toda a terra entre a superfície e a atmosfera, sem hesitar entre a ordem, o fator e o resultado; sua copa é tão alta que o céu, em reverência e entorpecido, beija a testa da sua exuberância de maneira que eu confundo o azul celeste com o azul divino nas perspectivas horizontal e vertical do olho no oco profundo das linhas geométricas do ser e do nada.

 

Fico ali: mudo, arrebatado, absorto… sem saber se o céu é parte separada do todo, ou se o meu ipê atinge medidas que o danado não passa de uma trama divina e, portanto, literária, com o fim de tornar possível a sua existência. Pois, para ornar o azul do meu castelo, só a crença em Deus, chancelando o demasiadamente humano.

 

Faz algum tempo que tenho de cor uma sextilha atribuída ao titânico Pinto do Monteiro (Monteiro é um reino do cariri paraibano), cantador e rapsodo de quengo rápido como coice de preá, e de língua mais afiada que bisturi de madeira de lei. Aquele que corta a carne e empacota a alma! Pinto, ao definir o sentimento semântico da palavra verdade, diz, em um dado instante (nos dois últimos versos), que a “a saudade só é saudade/ quando perde a esperança!”. Que beleza de imagem! Recordei de um programa de televisão sobre poesia da TV Senac chamado “Literatura”.

 

Naquela ocasião, o programa foi especialmente dedicado a essas duas regiões vizinhas: o cariri paraibano e o pajeú pernambucano. E já que estamos nos debruçando por essas selvas, para uns, e jardins, para outros, da abstração e concretização da imagem poética, venho trazer a vocês que me leem, a resposta que um rapaz de 12 anos, residente, no tempo da reportagem, na cidade de São José do Egito – “terra de quem não é doido é poeta!” – no estado de Pernambuco (e que por acaso é limite com a já histórica Monteiro, localizada no emblemático estado da Paraíba, minha mãe espacial), respondeu ao repórter fuzilando-o com uma resposta límpida e sem pólvora. Apenas com a dureza do mármore sertanejo. Pergunta o inquisidor: “Pra você, o que é poesia?”. Responde o certeiro Davi: “É o sublime!”. Aquilo continua sendo o suficiente para mim. Para minha indomável sede de encontrar a paleta com a qual Deus pintou e bordou a vida.

 

Por isso eu me entendo e me desentendo com a verdade do poeta. Entendo o sentido e o estalo mágico da criação poética. Mesmo sem ser de longe um mediano artesão da palavra. Mas reconheço o encanto e o desanuviamento que as/os musas/os  provocam na gema dos/as fabulosos/as poetas. E me desentendo, no sentido de não concordar com o menestrel (porém, o compreendendo perfeitamente), pois não é apenas a ausência do amor que nos lembrará do ser amado. Como também não é somente a saudade que moverá a esperança.

 

Eu e meu ipê, frondosamente azul, estamos mergulhados na desconhecida estância da saudade. As nossas saudades não são do tempo nos quais se inventam e se inventavam cores para as árvores. São do tempo em que inventaríamos ipês para coser um coração etéreo em um espírito de carne.

Ítalo de Melo Ramalho

22.III.2017

Explore posts in the same categories: Sem categoria

Deixe um comentário

